O Idoso

Hoje o numero de idosos está muito maior que a alguns anos atraz, isso claro pelo avanço da medicina e pela melhor qualidade de vida.

Quem sou eu

Minha foto
Belo Hozizonte, MG, Brazil
Fonoaudióloga, especializada em Gerontologia pela Secretaria de Saúde de São Paulo, aprimoranda em disfagia pela Fonohosp/ BH

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fono e casa de idosos


Se alguém souber me explica....pq nas casas de idosos são obrigados a ter fisioterapeuta, terapêuta ocupacional, enfermeiro e o fono é opcional??? 

Fono trabalha com a deglutição, fala, linguagem, audição, voz, exercicios para manter as próteses (dentaduras), melhorar a respiração, memória, propriocepção, entre muitas outras atividades, e só nos chamam quando o paciente esta debilitado, com sonda, perda de peso ou as vezes quando já estão com uma pneumonia aspirativa recorrente (muito recorrente), isso é se o médico indicou, se não o coitado falece pois (segundo alguns) já estava velhinho mesmo!!..... 

Não entendo mesmo esse mundo!!! 
Em uma instituição que presto serviço uma idosa faleceu essa semana, foi internada com pneumonia aspirativa, eu não atendia a senhora, mas com o devido atendimento poderíamos evitar ou ao menos minimizar a trajetória que a doença causou.

A Fono é essencial para uma qualidade de vida, manutenção da saúde e comunicação no idoso, fono não trabalha somente com a doença e sim, principalmente, na saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia

Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia
Atuei com os melhores profissionais e fiz muita amizade.